Desenvolvedora de games desembarca no Brasil

Publicado: junho 27, 2008 em Tecnologia
Tags:, , ,

A produtora francesa Ubisoft anunciou recentemente que abrirá no Brasil não um mero escritório e sim um estúdio de desenvolvimento. É um pequeno passo para a Ubisoft, e um salto para a indústria de games nacional.

Há muito o Brasil sofre amplamente com os males da alta carga tributária imposta aos games e derivados, um videogame que custa míseros U$250,00 nos EUA, chega ao Brasil custando cerca de U$ 1200,00 se você comprar o produto oficialmente distribuído por aqui. O que torna bem atrativos o contrabando e softwares piratas.

Com a chegada de uma produtora do peso da Ubisoft espero que ocorra uma pressão para que os governantes repensem a tributações do entretenimento eletrônico e quem sabe possamos assistir a um boom do mercado local de produtoras de games.

Em 2001 a Continuum lançava seu Outlive – A era da sobrevivência, o jogo fez um relativo sucesso internacional, que levou o governo do Paraná a criar a Gamenet, que estimulava o surgimento de empresas criadoras de jogos de videogame no Paraná, isso fez na época surgirem dezenas de empresas por essas bandas. Porém após o governador Hugo Chaves wannabe Requião assumir as verbas foram cortadas e a gamenet agonizou lentamente por falta de recursos.

Espero que hoje não estejamos presenciando uma nova bolha dessa, aposto minhas fichas que com a experiência da Ubisoft em abrir estúdios em novas terras as coisas devam funcionar de melhor forma e mudanças nos impostos podem ser mais bem pressionadas (apesar da Microsoft também estar tentando a tempos) além de uma grande capacitação da nossa mão-de-obra cheia de vontade mas sem muita experiência no ramo, gerando um grande fomento nesse mercado tão pequeno atualmente.

Logo teremos jogos para Nintendo DS (E depois para outras plataformas) com créditos em que ao invés de vermos nomes como Yamato ou Mike, veremos João, Marcos, Laura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s