Tecnosapiens entrevista André Gentil

Publicado: junho 7, 2008 em Empresas, Tecnologia
Tags:, , ,

Nada melhor do que termos a idéia de quem está no meio do furacão tecnológico.

Hoje entrevistarei André Gentil, 33 anos. Diretor de tecnologia da Commodity Systems.

André possui 19 anos de experiência, sendo 12 em cargos de liderança e possui certificação PMP desde 2005.

Tecnosapiens: Como você vê o cenário atual de pesquisa e tecnologia em empresas privadas no Brasil?

André Gentil: Existem algumas coisas mudando no Brasil, o apoio do governo através de incentivos está melhorando. Programas como FINEP, Bolsas do CNPQ e outros já permitem alguns investimentos em pesquisa. Mas o grande problema atualmente é a entrega de pesquisas reais e praticas para as empresas. As pesquisas acadêmicas estão desassociadas do que o mercado precisa de imediato.

TS: Você acha que existe uma boa relação entre empresas/universidades para troca de conhecimento e alavancagem de produtos a partir de idéias e pesquisas geradas no meio acadêmico ou ainda engatinhamos nessa área?

AG: O problema focal é a visão acadêmica de pesquisa com pouco aplicação pratica. Estamos pesquisando coisas ainda que o mercado já tem resolvido, isso não ajuda a ganhar apoio do empresariado. Obviamente falo da minha área especifica e não genericamente.

TS: Como funciona a comunicação da empresa passar para a academia o que ela necessita?

AG: Depende muito do projeto, normalmente é feito através do contato e do responsável pela pesquisa.

TS: Como poderiam ser aproveitados projetos que apesar de não terem aplicação prática imediata podem ser usados num futuro próximo?

AG: depende muito. Tecnologia não anda de saltos e sim de melhorias continuas.

TS: Essas pesquisas esbarram em muita burocracia do Estado?

AG: Sem dúvida, os processos demoram meses para começarem e mais meses para serem entregues. As aprovações são demoradas e os atrasos constantes.

TS: Você citaria a burocracia como o grande vilão de não termos um grande campo de pesquisa e inovação?

AG:o, de maneira nenhuma. É um empecilho, mas transponível. O maior problema é a baixa qualidade das pesquisas. São poucos os profissionais de altíssimo nível conectados com o mundo empresarial.

TS: Isso se deve ao que? a baixa qualidade de ensino das nossas instituições?

AG: Acredito que isso é um fator, a qtde desses profissionais é outro tb, e ao foco do ensino.

TS: O foco você se refere a não estarmos formando pesquisadores e cientistas?

AG: Não exatamente, a maioria dos pesquisadores não estão alinhados com as demandas do meio empresarial e sim com suas próprias áreas de interesse.

TS: Você acha que a carência de empresas que inovem, (que em sua grande maioria se encontram em São Paulo) influência nessa ausência de pesquisadores conectados com interesses das empresas?

AG: Não. Acho que é uma questão cultural, e deve iniciar-se pelas faculdades/universidades. Quando tivermos universidades preparadas os empresários irão investir com vontade e facilmente. A visão diferente esta nisso: O empresário apenas vê investimento x retorno e não vai mudar esse é o capitalismo. O acadêmico nunca vê investimento x retorno e uma parcela precisa começar a olhar isso mais diretamente.

TS: Para encerrar a entrevista, gostaria que você comentasse sobre a captação de recursos para idéias inovadoras que apareçam de iniciativas individuais ou empresas recém criadas.

AG: Esse apoio é dado pelo governo, pelos programas de incentivo. Acho q esse processo esta evoluindo, mas existe muita chance para corrupção e para incentivo ao despreparo.

Muito obrigado pela participação André. Quem quiser conhecer mais opiniões de André Gentil pode conferir o seu divertido blog: http://chefeestressado.wordpress.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s