A Batalha das mídias de alta definição chegou ao fim?

Publicado: maio 13, 2008 em Tecnologia
Tags:, , ,

Postei originalmente esse texto no meu blog sobre cinema: 24Quadros, mas como o tema também se refere à tecnologia resolvi posta-lo também nesse espaço:

 

Há cerca de 10 anos os primeiros aparelhos de DVD começaram a ser comercializados, no Brasil o DVD só começou a se tornar popular em 2002, e em 2008 o vencedor da batalha de mídias de alta definição foi escolhido, o Blu-ray da Sony.

 

O Blu-Ray possui capacidade de armazenamento de 25GB por camada, uma quantia cerca de 5 vezes maior que de um DVD, o que proporcionará filmes com melhor resolução de imagem e melhor qualidade de som. Mas e daqui 10 anos quando quisermos filmes com melhor qualidade de imagem e som? Trocaremos nossos aparelhos de reprodução mais uma vez por novos aparelhos e nossos filmes pelos mesmos em novo formato?

 

Devido a essa questão que paira no lançamento do novo formato, acredito que a grande briga do Blu-ray nunca foi com o HD-DVD, e sim com as distribuições online. Se pudermos fazer download dos filmes com um custo bem mais baixo do que se comprássemos o disco físico e integrá-lo com outros dispositivos para assistirmos na TV da sala ou em um reprodutor portátil, assim como já ocorre com as músicas, com certeza teremos aí a real briga das mídias da nova geração.

 

No meu futuro ideal eu teria uma conta em um site de vendas online de filmes, faria download dos filmes que quero (Numa conexão sem traffic shaping), das suas capas, extras e trilha sonora. Este filme após o download se integraria com algum programa de organização de catálogo de filmes que me ligaria automaticamente com informações em bancos de dados de filmes. E quando chegasse uma versão em uma resolução maior de um filme que já tenho, bastaria eu fazer “upgrade “ da minha cópia, sem custo ou com um custo baixo.

 

Sei que para isso precisamos de uma internet mais rápida e espaços de armazenamentos maiores, mas isso é apenas questão de tempo, e só o tempo mesmo poderá ditar qual será a tendência dos filmes em alta-definição.

 

E para vocês? Qual seria o mundo ideal das novas mídias para filmes?

comentários
  1. […] unknown wrote an interesting post today onHere’s a quick excerptPostei originalmente esse texto no meu blog sobre cinema: 24Quadros, mas como o tema também se refere à tecnologia resolvi posta-lo também nesse espaço:   Há cerca de 10 anos os primeiros aparelhos de DVD começaram a ser comercializados, no Brasil o DVD só começou a se tornar popular em 2002, e em 2008 o vencedor da batalha de mídias de alta definição foi escolhido, o Blu-ray da Sony.   O Blu-Ray possui capacidade de armazenamento de 25GB por camada, uma quantia cerca de 5 vezes maior que de um DVD, o que proporcionará filmes com melhor resolução de imagem e melhor qualidade de som. Mas e daqui 10 anos quando quisermos filmes com melhor qualidade de imagem e som? Trocaremos nossos aparelhos de reprodução mais uma vez por novos aparelhos e nossos filmes pelos mesmos em novo formato?   Devido a essa questão que paira no lançamento do novo formato, acredito que a grande briga […] […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s