O medo da tecnologia

Publicado: maio 10, 2008 em Tecnologia
Tags:, ,

Novas tecnologias sempre causaram estranhamento e rejeição por quem não estivesse familiarizado à sua utilização.

Desde Sócrates criticando à escrita, que segundo seu ponto de vista, faria com que as pessoas utilizassem menos a memória (o que não deixa de ser verdade) até a contemporaneidade com os videogames sendo culpados por assassinatos (vide Jack Thompson e sua batalha contra GTA) e a internet sendo alvo de críticas como ser chamada de “antro de débil mentais” do excelentissimo Ziraldo.

O que diria Sócrates num tempo em que enchemos nossa tela do computador de lembretes digitais, anotamos assuntos importantes em emails e lembramos de aniversários graças à rede de relacionamentos. Talvez ele seria apenas um velho ranzinza, ou talvez diria que o mundo está em constante mudança, e que para o bem ou para o mal, não podemos para-las.

Quando surgiu a tecnologia do cinema falado, as orquestras que tocavam ao vivo nas salas de cinema mudo fizeram passeata contra aquilo que tiraria seus empregos, mas estavam apenas tentando parar o futuro, e felizmente hoje o cinema falado evoluiu muito, apesar dos protestos.

Talvez quem lute contra tudo isso esteja certo e se deixarmos, num futuro próximo seremos todos substituídos por robôs com inteligência artificial e consciência(ou seremos vítimas de uma geração assassina e cruel que jogava GTA), assim como os músicos das orquestras foram trocados por meras gravações.

Mas apesar dessa premonição catastrófica, eu prefiro arriscar e não freiar os avanços tecnológicos, nem culpar novas tecnologias pelos crimes da humanidade.

Viva o admirável mundo novo!

comentários
  1. André disse:

    Concordo com você quando não temos que frear as tecnologias, já que elas não conseguem ser freadas, mas será que toda tecnologia é boa ? ou será o uso ? Polvora foi criado só para o mal, ou também tem boas intencões ?

    Abraços e Seja Bem-Vindo aos blogs.

  2. Lincoln disse:

    Muito bom o texto.
    Imaginei eu tendo que sair de casa e ir ver uma orquestra para ouvir música ao invés de ligar o computador ou o celular.
    Até a próxima.

  3. Paula disse:

    Não só a tecnologia causa estranheza como também tdo que é novo!!!!
    Hoje realmente não fazemos nada sem essa tecnologia e quanto mais aprendemos, mais ela muda e temos que voltar a desvendá-la.
    Para-la já não é mais possível, agora é se adequar a ela e utiliza-la como recurso para sempre garantirmos nosso lugar ao sol.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s